A Unidade do Corpo de Cristo


Texto Base: 1 Coríntios 12

            Você já sentiu dor dente ou dor de cabeça: é difícil andar, pensar, trabalhar. E cólica, então! As pernas doem, não dá para ficar de pé!
            Nosso corpo é interligado. O que acontece numa extremidade do corpo é sentido na outra; se há algo errado dentro do organismo nosso semblante muda. Além de interligado, todos os membros do corpo são importantes. Tudo em nosso organismo tem uma função. Não dá para imaginar como seríamos se nossas duas mãos fossem direitas. Talvez, para algumas pessoas seria melhor assim, mas Deus fez o corpo perfeito!




v12: "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos
membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo."

O Corpo é UM
            Não importa quantos membros haja; o corpo é um só, e é inteiro. Se os membros se dividirem em duas partes, não formarão novos corpos. Se separarmos o lado esquerdo do lado direito, não teremos duas pessoas: o corpo somente é corpo quando todos os membros estão juntos.
            A cabeça da Igreja é Cristo, e Cristo não se divide; logo, a cabeça não se separa, e o membro ligada à cabeça faz parte do corpo. Mas, se o pé e a perna esquerda resolverem se separar da cabeça, não formarão um corpo novo.
O corpo é um, e precisa primeiramente estar ligado à cabeça, que é Cristo.

V. 14: “Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos."
V. 17 – 20: " Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o
ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? Mas Deus dispôs os membros,
colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? O certo é que há muitos membros, mas um só corpo."

            No corpo humano há diversas células, que formam o tecido. Há conjuntos de tecidos que formam os órgãos. O conjunto de órgãos forma o sistema (digestório, circulatório, respiratório) e o conjunto de sistemas forma o corpo.
            Tal como o corpo humano, somos nós, a Igreja. Cada um de nós tem um dom, um talento. Reunidos com irmãos de talento parecido, ou mesmo propósito, formam-se os ministérios.
            Os ministérios são formados por pessoas que tenham dons parecidos ou características similares – Ministério de Louvor, para os que estão envolvidos com música; Ministério de Dança para os que adoram através de seus corpos; grupo dos homens; ministérios das mulheres etc.
            E juntos os ministérios formam a Igreja.
            Cada um de nós tem seu ministério específico. Porque, como no corpo as células são diferentes, o olho direito é diferente do esquerdo, os pés são diferentes; assim somos nós na Igreja. Cada um tem seu ministério específico, cada um tem um dom diferente.
            Mas justamente por sermos diferentes formamos um corpo saudável.

V. 17 -   " Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido?”

            Se todos fossem professores, onde estaria o zelador? Se fossem todos cantores, onde estariam os evangelistas? Se fossem todos pastores, onde estaria a Igreja?
V. 19 – “Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?”

            Esse texto mostra como cada membro da Igreja é importante.

V. 21: “Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós."

         Nós precisamos uns dos outros. Precisamos como pessoas, precisamos como ministério. O ministério pastoral precisa do ministério de intercessão. Cada vez que os irmãos oram pelos projetos do pastor para a Igreja, estão também orando pela vida dele, ainda que não mencionem seu nome.
            Mesmo quando não queremos, nós dependemos um do outro. Quantas vezes aquele irmão, com quem nem falamos direito, nos traz a palavra que precisamos ouvir!
V. 21 Parte b – “nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós."

            Jesus é a cabeça e declara que precisa de nós, pois somos os pés que levam e as bocas que pregam o Evangelho. Se Jesus declara que precisa de nós, como nós podemos ignorar que precisamos dos outros?
           
V. 22 – 25: "Pelo contrário, os membros do corpo que parecem
ser mais fracos são necessários; e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra. Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros."

            Nós dependemos dos nossos irmãos idosos que nos ensinam tanto com suas experiências. Dependemos das crianças para nos lembrar que é assim que devemos ser diante de Deus. Dependemos da disposição e vitalidade dos jovens. Dependemos das saias justas que os adolescentes nos fazem passar porque vemos nossa habilidade para pregar e lidar com as diferenças e rejeições.
            Nós devemos trabalhar em favor uns dos outros, para que não haja divisão no corpo. Devemos cooperar com igual cuidado, em favor uns dos outros.
V.26: " De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam."

            Nós devemos ser unidos de forma tal que, quando um de nós sofrer, nós sofremos junto.
            Se nós somos um só corpo, e um membro sentir dor, todo o corpo vai sentir dor. Tem gente que se alegra quando o irmão sofre, fica doente, perde o emprego ou sai da Igreja. Não podemos ser assim! Se alguém deixar de freqüentar a Igreja, não podemos dar uma festa! É um membro que está se separando do corpo, e isso não é motivo de alegria, mas pesar.
            Da mesma forma, quando um membro é honrado, todos se regozijam. Quando alguém casa, se forma, compra um carro, uma casa, ou alcança uma bênção, então todos nós devemos nos alegrar com ele. Sem deixar que a inveja suba ao coração, porque esse sentimento adoece o corpo – e reflete no corpo todo.
           
Todos somos diferentes;
Cada um tem seu próprio dom;
Somos todos importantes.

            Mas tudo isso somente é importante se estivermos unidos uns com os outros, e juntos, unidos à cabeça, que é Jesus Cristo.
V. 27 – “Ora, vós sois o Corpo de Cristo”

Que Deus a todos abençoe.