Pular para o conteúdo principal

Dízimo

Mensagem de Joselita

Convicto de que Deus é dono de todas as coisas, inclusive de mim mesmo, levo para a casa de Deus, como um ato de fé, a décima parte de tudo o que Ele me ajuda a ganhar.




Quando Deus nos abençoa, outros são beneficiados através de nós.

Dízimo
  • Por que sou dizimista?
  • Dízimo, posso gozá-lo de que jeito? 
  • Dízimo, por que dar com alegria? 
  • Por que é perigoso amar o dinheiro? 
  • O que recebemos da obediência a Deus? 
  • Quais são os pensamentos de Deus para nós? 
  • Devemos ser responsáveis
Por que sou dizimista?

- Sou dizimista porque o dízimo é santo

  “Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR.”
Levítico 27: 30-32


Por que sou dizimista?

- Sou dizimista porque quero ser participante das grandes bênçãos.

  “E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.”
Malaquias 3: 11-12

Por que sou dizimista?
 
- Sou dizimista porque amo a obra de Deus na face da terra.

   “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.”
Malaquias 30:10

 Por que sou dizimista?

- Sou dizimista porque não quero ser amaldiçoado

  “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.”
Malaquias 3:9

  “nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
I Coríntios 6:10 b

Por que sou dizimista?

- Sou dizimista porque Deus é dono de tudo

   “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.”
Salmos 24:1

  “Então lhe disse Moisés: Em saindo da cidade estenderei minhas mãos ao SENHOR; os trovões cessarão, e não haverá mais saraiva; para que saibas que a terra é do SENHOR.”
Êxodo 9:29

   “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.”
Êxodo 19:5

Por que sou dizimista?

  “E separarei dentre vós os rebeldes, e os que transgrediram contra mim; da terra das suas peregrinações os tirarei, mas à terra de Israel não voltarão; e sabereis que eu sou o SENHOR. Quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz o Senhor DEUS; Ide, sirva cada um os seus ídolos, pois que a mim não me quereis ouvir; mas não profaneis mais o meu santo nome com as vossas dádivas e com os vossos ídolos.”
 Ezequiel 20: 38-39


Dízimo, posso gozá-lo de que jeito?

- Eu mesmo gozo do dízimo na Casa de Deus

  “E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.”
Deuteronômio 12: 6

Dízimo, posso gozá-lo de que jeito?

- Eu mesmo gozo do dízimo na Casa de Deus

  “Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão. Mas os comerás perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher o SENHOR teu Deus, tu, e teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas; e perante o SENHOR teu Deus te alegrarás em tudo em que puseres a tua mão.”
Deuteronômio 12: 17-18


Dízimo, posso gozá-lo de que jeito?
 

- Eu mesmo gozo do dízimo na Casa de Deus

   “E eis que agora eu trouxe as primícias dos frutos da terra que tu, ó SENHOR, me deste. Então as porás perante o SENHOR teu Deus, e te inclinarás perante o SENHOR teu Deus, E te alegrarás por todo o bem que o SENHOR teu Deus te tem dado a ti e à tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti.”
Deuteronômio 26: 10-11

Dízimo, posso gozá-lo de que jeito?

-  Mais bem aventurado é dar do que receber

  “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.”
Atos 20:35


Dízimo, por que dar com alegria?

- Deus ama ao que dá com alegria

  “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.”
II Coríntios 9:7



   “Quando entre ti houver algum pobre, de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na terra que o SENHOR teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre; Antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade (...) Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o SENHOR teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a tua mão.
Deuteronômio 15: 7-10

Dízimo, por que dar com alegria?

- Tudo vem das mãos de Deus

   E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao SENHOR; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.”
I Crônicas 29:9

  “Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos.”
I Crônicas 29:14


   “SENHOR, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua. E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.”
I Crônicas 29:9

Por que é perigoso amar o dinheiro?

- Sou dizimista; não sou avarento

“ Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores.”
I Timóteo 6:10

“Também suborno não aceitarás, porque o suborno cega até o perspicaz e perverte as palavras dos justos.”
Êxodo 23:8



“Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas (presente, suborno); porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.”
Deuteronômio 16:19

Por que é perigoso amar o dinheiro?

- Meu rico tesouro está nos céus

 
  “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6:19 – 21
 
 
 “Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria.”
Provérbios 23:4

  “Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;”
I Timóteo 6:17

Por que é perigoso amar o dinheiro?

-  O que peço, recebo

 
  “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra?”
Mateus 7: 7-9



   “Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão. Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça. Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida. Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo. Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros.
Provérbios 8: 17-21



  “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”
Jeremias 29:12-13

O Que Recebemos da Obediência a Deus?

- Ser dizimista é obedecer a Deus

  “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.”
Atos 5:29

  “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
Atos 5:32

O Que Recebemos da Obediência a Deus?

- A bênção de Deus é que enriquece

“A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores” 
Provérbios 10:22

  “O SENHOR tem abençoado muito ao meu senhor, e ele se tornou grande; deu-lhe ovelhas e bois, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos.”
Gênesis 24:35


  “Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava.”
Gênesis 26:12

O Que Recebemos da Obediência a Deus?

- Para cada lei, Deus promete uma recompensa

   “A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.”
Provérbios 19:7

  “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.(...) para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.”
Efésios 6:1-3

O Que Recebemos da Obediência a Deus?

- Receberei de Deus com a mesma medida

   “Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso.”

   “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.”
Lucas 6:33 e 38

   “Quem se compadece do pobre ao SENHOR empresta, e este lhe paga o seu benefício.”
Provérbios 19:17

Quais São os Pensamentos de Deus Para Nós?
"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais."
Jeremias 29:11

Quais São os Pensamentos de Deus Para Nós?

- Os pensamentos de Deus são mais altos que os meus


  “porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”
Isaías 55:9

Quais São os Pensamentos de Deus Para Nós?

- Deus me escolheu e nomeou


  “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”
João 15:16
 



   "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados."
  I João 4:10

   Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
  I João 4:19

Quais São os Pensamentos de Deus Para Nós?

- Deus diz: “Fazei prova de Mim”


  “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”
Malaquias 3:10
 
Quais São os Pensamentos de Deus Para Nós?

- Minha descendência não mendigará o pão


  “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.”
Salmos 37:25
 
Quais São os Pensamentos de Deus Para Nós?

- Meu salário não será posto em saco furado


  “Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado.” 
Ageu 1:6-7


Devemos Ser Responsáveis

- O sustento da Igreja é minha responsabilidade


   “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”
Malaquias 3:10


  “Em toda a obra que começou no serviço da Casa de Deus, na lei e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, de todo o coração o fez e prosperou.”
II Crônicas 31:21
 
Devemos Ser Responsáveis

- Ter a consciência tranquila


  “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;”
I Timóteo 3:2-3

Devemos Ser Responsáveis

- Tudo o que o homem planta, colhe

  “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”
Gálatas 6:7

  “nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
I Coríntios 6:10 b

Devemos Ser Responsáveis

- Deus suprirá todas as minhas necessidades

  “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”
Filipenses 4:19

“Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,”
II Coríntios 9:8

Dízimo
“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.”
Ageu 1.7

Convicto de que Deus é o dono de todas as coisas, inclusive de mim mesmo, levo para a casa de Deus a décima parte de tudo que Ele me ajuda a ganhar.

Comentários