Pular para o conteúdo principal

Quando o Deserto Vira Bosque – A Notoriedade do Nome de Deus


Nós, servos do Senhor, somos responsáveis por fazer Seu Nome grande entre as nações. Os milagres de Deus devem ser compartilhados, para que todos desfrutam de ricos e abençoados bosques, no lugar de desertos, onde muitos vivem permanentemente.



Quando o Deserto Vira Bosque – A Notoriedade do Nome de Deus

Texto Base:
“Antes de os espiõe se deitarem, Raabe subiu ao telhado e lhe disse: sei que o Senhor lhes deu essa terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que vocês aniquilaram. Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Jurem-me pelo Senhor que, assim como eu fiu bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Dêem-me um sinal seguro de que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e de minhas irmãs, e de tudo o que lhes pertence. Livrem-nos da morte.”
Josué 2.8-13
       
        Nosso Deus é maravilhoso. Ele, desde o princípio, faz coisas grandes e tremendas. Ele criou todo o universo, toda a vegetação, os mares, as montanhas, os animais, os homens – Deus criou tudo.
        Porém, a ciência tenta provar o contrário. E as teorias aceitas pela humanidade são bem diferentes das reais. Reais, sim, pois Deus É o Criador, e nós cremos nisso!
        Então, precisamos divulgar sobre o poder de Deus! Não precisamos criar uma guerra com os cientistas e os céticos, afinal, a fé é pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus. Mas se nós, que acreditamos, nos calarmos...quem acreditará?

O Nome de Deus

        O texto base nos relata um discurso desesperado de uma mulher, buscando livramento.
        Os dois espiões foram enviados por Josué a Jericó dias antes do povo de Deus tomar a cidade. Ela e todos os moradores sabiam que Israel invadiria Jericó, e que todos morreriam. Como ela sabia? Ela, e todo o povo de Jericó, e também das cidades vizinhas, ouviram do que Deus fizera a seu povo, anos atrás. A passagem pelo mar Vermelho, que ela mesmo cita, acontecera há pelo menos quarenta anos. Quarenta anos! E o povo que não servia ao Senhor não se esqueceu! O medo daquela mulher não era a invasão de sua terra, mas o poder do Senhor sobre aquele lugar. Ela temia o nome do Senhor.
        Quantas pessoas nós conhecemos hoje que não têm o mínimo respeito pelo nome de Deus! Fazem piadas, usam jargões. Há os que simplesmente ignoram o poder de Deus. Todavia, muitos são aqueles que não ouviram do que o Senhor fizera.
        Não refiro-me a passagem pelo Mar Vermelho. Acredito que diversas passagens bíblicas são conhecidas, já que há vários filmes e séries sobre as mesmas. Refiro-me ao mar que o Senhor abre para nós, quando não temos saída. Falo de quando estamos caindo, e Jesus nos toma pela mão, e nos faz andar sobre as águas. Quando ele abre nossos olhos, fortalece nossas mãos.
        Precisamos fazer o nome do Senhor notório em nossa geração. Precisamos relatar, divulgar, compartilhar com todos aquilo que Jesus faz em nossas vidas. Não para que as pessoas nos temas. Mas para que temam o nome do Senhor.

O Milagre Acontece

         Deus é poderoso para operar em nossas vidas. Quando Ele está à frente, o milagre acontece. Foi exatamente o que aconteceu na passagem do povo pelo mar Vermelho; na vitória contra os reis Seom e Ogue; na tomada de Jericó.
        Para chegar à cidade, o povo precisaria antes atravessar o rio Jordão. A Bíblia relata que, na determinada época da travessia, o rio estava cheio. E aqui acontece mais um milagre. O povo se santifica, e atravessa o rio a seco. (Josué 3.15-17) O povo então chega a Jericó.
        Jericó era uma cidade cercada por grandes muros. Derrubá-los não seria fácil. Não, se os homens o fizessem por conta própria. Eles apenas andaram ao redor da cidade por sete dias. Foram treze voltas ao total, e a última, acompanhada de música e grande alegria. Os muros simplesmente caíram. Não foi preciso um único golpe no muro: ele ruiu, pelo maravilhoso poder de Deus!
        Raabe, a mulher que discursa aos espiões, tinha motivos para temer o poder de Deus. Quem poderia ir contra Ele? Que artimanha os homens usariam para impedir que os muros caísse? Quando Deus opera, não há nada que ninguém possa fazer. Quando Deus opera, o milagre acontece. E como Raabe ouviu o que Deus fizera anteriormente, outros ouviram o que Deus fez no Jordão e em Jericó. E o seu vizinho? Ele já ouviu do que Deus fez por você? O professor, na escola? O colega do trabalho?
        Nós, brasileiros, acreditamos que todos sabem sobre Jesus. É verdade que nosso país é livre; existem vários programas na televisão aberta, nos rádios. Há muitos, contudo, que não conhecem Jesus. Há crentes que nem a Bíblia conhecem!
        Conheci uma pessoa que falava não entender a morte. A orientei a ler o primeiro capítulo de Jó, e ela perguntou em que livraria poderia encontrar esse livro. “Está na Bíblia” eu disse. “Eu não sabia que existia esse livro na Bíblia!” Quantos são os cristão que conheceram a história de Davi pela televisão! E quantos creditaram em tudo o que viram!
        Não podemos nos acomodar. Precisamos fazer notório o nome do Senhor! Precisamos mostrar às pessoas que a solução que elas tanto buscam está bem perto: é Jesus! Precisamos mostrar que os milagres acontecem sim, e podem acontecer nas vidas deles.

A Salvação Alcançada

“E Josué poupou a prostituta Raabe, a sua família, e todos os seus pertences, pois ela escondeu os homens que Josué tinha enviado a Jericó como espiões. E Raabe vive entre os israelitas até hoje.”
Josué 6.25

        Existe recompensa para todos aqueles que acreditam no poder de Deus. Existe recompensa para todos aqueles que temem o Senhor. Raabe era prostituta, habitava entre os povos que deveriam ser aniquilados. Porém, ela temeu o nome do Senhor. Ela ouviu o que Deus fez e creu em Seu poder. Raabe tinha certeza absoluta de que quando o povo do Senhor chegasse, não haveria saída. Porque o Deus de Israel é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. A crença dela lhe rendeu sua salvação. Ela e sua família foram salvos, e viveram na terra prometida junto com o povo de Deus. Não houve distinção entre eles. E ainda mais: Raabe faz parte da genealogia de Jesus Cristo, nosso Salvador. E a crença de Raabe foi possível apenas porque ela ouviu do poder de Deus.
        A Palavra do Senhor não volta vazia. Aqueles que ouvem, e crêem no milagre, são salvos. E passam a fazer parte da família de Deus, assim como Raabe.
        O que precisamos fazer é pregar. Precisamos fazer o nome do Senhor conhecido por todos. Para que todos os habitantes desta terra temam o nome que é sobre todo nome.

Comentários