Pular para o conteúdo principal

Acã ou Raabe? O Crente Membro de Igreja e o Crente em Jesus Cristo



Textos base:
“E Josué poupou a prostituta Raabe, a sua família, e todos os seus pertences, pois ela escondeu os homens que Josué tinha enviado a Jericó como espiões. E Raabe vive entre os Israelitas até hoje.”
Josué 6.25

“Disse Josué: Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o Senhor lhe causará desgraça. E todo o Israel o apedrejou, e depois apedrejou também os seus, e queimou tudo e todos eles no fogo. Sobre Acã ergueram um grande monte de pedras, que existe até hoje.”
Josué 7.25-26a

Crente é todo aquele que crê em alguma coisa. Seja ela o que for. Se a pessoa tem fé, ela pode ser considerada crente (afinal, ela acredita). Há aqueles que acreditam que o mundo vai acabar este ano; há os que acreditam em ET’s; aqueles que crêem que as árvores têm alma. Há crente para todo tipo de coisa.

Comumente, associa-se a palavra “crente” aos membros de igreja evangélica. Bom, teoricamente, os membros da igreja acreditam em Deus. Teoricamente. Existem, na verdade, muitos membros que não acreditam totalmente em Deus, e no Seu poder. Pode ser difícil de acreditar, mas é verdade. Muitos são os que se deixam levar pela música bonita, pela mensagem tocante, ou sentem-se obrigados a estar na igreja. Refiro-me a adultos. Crianças e adolescentes devem, sim, ser levados pelos seus pais. A Bíblia é clara quanto ao caminho em que devemos ensinar nossos filhos.
Será que Deus faz diferença entre as pessoas que freqüentam a igreja? Entre as que realmente crêem, e as que simplesmente freqüentam o local?
Temos aqui dois exemplos bíblicos dos tipos citados acima: Acã e Raabe. Ambos são personagens que aparecem no início do livro de Josué. Personagens completamente diferentes, que tiveram atitudes diferentes, mas que comprometeram toda a sua família.
Eles podem exemplificar não apenas os crentes em Jesus e os membros de igreja, como também a conseqüência de se ter ou não fé, ser ou não obediente, e ainda a recompensa e o castigo vindos do Senhor.

Acã – O Crente Membro da Igreja

O povo de Deus havia tomado Jericó, e estava animado para derrotar Ai também. O povo de Ai não era numeroso, e a vitória anterior era grande motivador para o povo. Porém, Israel não foi capaz de derrotar Ai. Trinta e seis pessoas morreram, e o povo desanimou-se completamente. Teria o Senhor abandonado Seu povo? Não. Deus nunca nos abandona. Mas há algo que o separa de nós – o pecado. Havia pecado no meio do povo.
Muitas vezes os milagres não acontecem dentro da igreja porque há irmãos em pecado. A igreja não cresce, não há conversões, não há cura, não há restauração. Muitas vezes não entendemos porque Deus não age em nosso meio.
Josué também não entendeu o que aconteceu. Por isso, ele prostrou-se, e orou ao Senhor. E o Senhor lhe mostrou que havia pecado no meio do povo.
Quando Deus deu ordem para que Jericó fosse destruída, Ele ordenou também que nenhum objeto fosse tomado.

“Mas fiquem longe das coisas consagradas, não se apossem de nenhuma delas, para que não sejam destruídos.”
Josué 6.18

Esta foi a ordem do Senhor. Acã, contudo, o desobedeceu. Ele, pertencente à tribo de Judá, retirou para si alguns objetos do despojo, e os escondeu sob sua tenda.
Acã provavelmente não presenciou a passagem do povo de Deus pelo Mar Vermelho. Não viu sair água da rocha, nem diversos prodígios do Senhor no deserto. Mas ele ouviu sobre os fitos do Senhor. E ainda que não tivesse ouvido: Acã estava junto com o povo quando este atravessou o rio Jordão a seco. E ainda quando as muralhas de Jericó caíram pelo poder de Deus. Acã estava no meio do povo de Deus, conhecia a Deus, mas o desobedeceu.
A desobediência pode representar falta de respeito, de temor. Apesar de Acã fazer parte do povo escolhido, por herança, pois era descendente de Judá, ele não tinha temor do Deus. Assim acontece com muitos crentes que estão dentro da igreja. Eles vêem o milagre do Senhor, vêem a cura, a transformação, mas não temem a Deus. Quando Deus dá uma ordem, eles simplesmente ignoram. Infelizmente, a desobediência de um prejudica a muitos.
Por causa da desobediência de Acã, trinta e seis homens morreram. Geralmente os homens que iam para a guerra já tinham certa idade, ou seja, tinham família. Trinta e seis famílias foram afetadas: mulheres ficaram viúvas e crianças, órfãs. O povo desanimou-se por completo.
A desobediência de um irmão da congregação pode causar problemas para todos. Irmãos que se recusam a perdoar, se recusam a participar de determinados cultos, se recusam a caminhar corretamente, a casar, a entregar o dízimo. Atitudes em desobediência à Palavra, que não nos levam à vitória como povo de Deus.
Josué orou, e o Senhor lhe mostrou que havia pecado no meio do povo. Josué ordenou que todos se consagrassem, e reuniu o povo. Todos se apresentaram, e Deus mostrou aquele que pecara. Diante da descoberta, não houve como Acã negar. Também é assim na igreja: há membros que somente confessam o pecado quando já não é possível escondê-lo. Ou seja: peca até que seja descoberto.

“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isso: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do Homem virá numa hora em que vocês menos esperam.”
Mateus 24.42-44

Deus mostrou o pecado de Acã em um momento em que ele não esperava.
Se Acã não estivesse errado, não haveria porque esconder os despojos sob sua tenda. Ele escondeu porque sabia que estava cometendo um erro. Precisamos estar preparados! Não sabemos quando seremos chamados para estar diante do Pai! Se sabemos que pecamos, então porque pecar? Deus nos chamará e se não estivermos prontos, e não nos aceitará. Não podemos esperar até sermos descobertos. Se há pecado, devemos então confessá-lo a Jesus, e deixá-lo!
Acã foi descoberto, e confessou o seu pecado. Confessou tarde: já não havia mais tempo para arrependimento. Acã e toda a sua família foi apedrejada, e queimada. Toda a família pereceu por causa do pecado de uma pessoa. Por que há tantas famílias incompletas ou mesmo destruídas na igreja? Se a pessoa estiver em pecado, como ela vai salvar sua casa? Que testemunho ela pode dar para os seus? O testemunho de que podemos servir ao Senhor de qualquer jeito? De qualquer jeito, quem é do mundo fica no mundo. Para estarmos com Deus, precisamos ser diferentes! Caso contrário, levaremos desanimo para todo o povo, e desgraça para nossa família. Serviremos apenas de exemplo para que os demais não pequem. Ergueram sobre Acã um enorme monte de pedras. O motivo daquele monte era ser um memorial. Para que as pessoas não se esquecessem de que desobedecer ao Senhor traria conseqüências terríveis.

Raabe – A Crente em Jesus Cristo

        Raabe era uma prostitua. Além de pecar, ela não fazia parte do povo de Deus. Se vivesse hoje, Raabe provavelmente não seria aceita em uma igreja evangélica. Se fosse, seria mal vista, vítima de bullyng, talvez.
        Raabe e sua família viviam em Jericó. Jericó foi a primeira cidade a ser tomada pelos israelitas. Como não conhecia bem a terra e seus moradores, Josué enviou dois homens para espiar Jericó. A partir daí, ele prepararia a estratégia para tomar a cidade. Raabe, sem saber o propósito daqueles homens, os recebeu em sua casa. Quando soube de suas verdadeiras intenções, ela temeu. Não temeu aqueles homens, mas o poder de Deus.
        Raabe não vivia no meio do povo de Deus, mas ela conhecia o Seu incrível poder. Ela ouvira falar das maravilhas que o Senhor fez pelo Seu povo, e sabia que aquela terra lhe pertenceria. Raabe tinha fé de que se o povo de Israel chegasse ali, e lutasse, dominaria Jericó.

“Antes de os espiõe se deitarem, Raabe subiu ao telhado e lhe disse: sei que o Senhor lhes deu essa terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que vocês aniquilaram.”
Josué 2.8-10

       A fé que Raabe demosntrou muitas vezes falta aos crentes em Jesus. Quantas vezes um irmão propoe oração e jejum para a compra de um terreno, para a libertação espiritual de alguém, e os outros duvidam! Quantos cegos, paralíticos e doentes há no meio de nós, e não temos fé de que serão curados! Quantas vezes Deus nos promete conquistar uma terra, e nós não damos crétido, porque é longe, ou habitada por gigantes e valentes!
       Nós somos o povo de Deus, tal como Acã também era. E às vezes não conhecemos o nosso Deus, tal como Acã o não conhecia. Mas Raabe conhecia o Senhor, conhecia Seu poder, mesmo não sendo descendente de Jacó. Pela Lei, ela não teria o direito de estar no meio do povo de Deus.
       Infelizmente, há ocasiões em que julgamos as pessoas ao invés de recebelê-las. Com certeza, daríamos preferencia a receber Acã em nossa casa, e deixar Raabe do lado de fora. Para nós, crente é aquele que está na igreja. Quem não está, não é. Crente é todo aquele que crê – importa crer em Jesus Cristo! Precisamo tratar o Acã, para que ele não seja desobediente nem peque, e receber Raabe, para que esteja em comunhão conosco.
       Raabe viveu junto com o povo de Deus. Ainda no livro de Josué vemos que os povos daquela que terra que sobreviveram se tornaram escravos. Mas Raabe, não. Ela foi contada junto com o povo. Ela, e toda a sua família.
       Raabe temia ao Senhor, mesmo sem conhecê-lo. Ela sabia que Ele era poderoso e lutava pelo Seu povo.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.”
Provérbios 9.10

       Temer o Senhor nos ensina a sermos sábios. Raabe não ouviu as instruções que Moisés deu ao povo, não ouviu a Lei ou os Mandamentos, mas sabia o que fazer, porque ela temia o Senhor. O temor gera obediência. Ela não desprezou os espiões; antes, os acolheu, e os enviou por caminho seguro, para que retornassem a Josué. Ela sabia que no fim, Israel destruiria a cidade, mas manteve-se fiel. Diante de sua fidelidade, Raabe foi salva, e toda a sua família também. Nem um objeto sequer dela foi tocado durante a invasão dos israelitas. Da memsa forma, o crente em Jesus Cristo é salvo, e com ele, toda a sua casa.

“Creina no Senhor Jesus, e serão salvos voce e os de sua casa.”
Atos 16.31

Aqueles que crêem verdadeiramente em Jesus alcançam a salvação, e alcançam salvação também para os seus. E a salvação não é temporária. Raabe vive no meio do povo de Israel até o dia de hoje. Ela não perdeu sua condição de salva com o passar do tempo.
       Ela deixou de pecar. A Bíblia não relata este fato, ams sim que ela faz parte da genealogia de Cristo. Deus não escolheu qualquer homem ou mulher para esta seleta família. Ele escolheu os santos, condição que Raabe alcançou a crer que em Deus estava a sua salvação.
       Esta é a convicção do crente em Jesus Cristo. Aquele que somente faz parte de uma igreja terá, por fim, tristezas. Mas o que teme, obedece e acredita permanecerá frime com o Senhor.


Comentários

Postar um comentário