Pular para o conteúdo principal

Conhecimento Destrói?


Textos base: 
“Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem.”
1 Coríntios 8:11

“O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.”
I Coríntios 8:1-3

“Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". 
Marcos 10:45

Nosso mundo atual tem exigido muito de nós. Antigamente, o ensino médio era suficiente para garantir um bom emprego. Hoje, a graduação somente já não garante algo melhor. E, dependendo ainda da situação, nem mesmo o doutorado é uma garantia. 


As exigências, contudo, não são apenas na área de ensino. Estão presentes no ambiente de trabalho, e até dentro de casa. E, graças ao nosso sistema meritocrático, cada um de nós tem que suar, e muito, a camisa a fim de chegar a algum lugar. 
Mas parece que este “suor” está mudando a forma de pensar de alguns crentes. 
É natural: desempenhamos uma função conforme nosso grau de conhecimento, e o nosso diploma. Quanto maior a graduação, menor o esforço físico, melhor o salário. E já que no Brasil as coisas funcionam desse jeito, temos mis é que correr atrás, não é mesmo?
Sim, precisamos correr atrás do nosso sonho, de ter uma vida tranquila, um bom salário, uma boa previdência. Não podemos, porém, esquecer que todos somos servos. Isso mesmo: servos. Quem recebeu Cristo como Senhor e Salvador de sua vida alistou-se para servir. E servir ao Senhor é servir às pessoas.



“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”
Mateus 25:34-40

Estamos aqui para servir. E não apenas os necessitados, mas também os domésticos na fé. A limpeza e a organização da igreja não dependem somente dos zeladores, mas de todos nós. Não é porque há alguém que recebe um salário para cuidar da igreja que não faremos nada. Cuidar do templo do Senhor é obrigação de todos os membros da igreja. Limpar, arrumar, manter limpo e manter arrumado – funções de cada um de nós. 

“pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim.”
Salmos 69:9

Já ouvi um irmão dizendo que não moveria uma caixa de som porque estudou para não pegar peso. Nem graduação esse irmão tem! Desde quando um diploma nos tira a força ou capacidade para levantar um peso? O engraçado é que, se o chefe, no trabalho, mandar tal pessoa levantar um ou outro peso, ela vai obedecer. Mas na igreja, o irmão não pode fazer nada. O que será que Jesus nos ensinou? O que vemos na Bíblia? Jesus também é chamado de Mestre. Mestre é alguém que não apenas sabe, mas domina um assunto. Jesus é o mais sábio de todos. E ainda assim, serviu. Ainda assim, ajudou. Ainda assim, não deixou que seu conhecimento fosse uma barreira para alcançar as pessoas. Esse exemplo de Jesus precisa ser vivido pelos cristãos. Somos imitadores de Cristo, afinal!
Em I Coríntios, vemos como o conhecimento pode ser nocivo. Vemos como o conhecimento pode prejudicar a vida de um irmão. Se nosso conhecimento prejudica alguém, que validade ele tem? O conhecimento deve somar. E não deve ficar guardado somente para nós mesmos. Como poderemos compartilhar nosso conhecimento se não queremos servir o próximo?

“Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.”
II Coríntios 8:9

Jesus Cristo despiu-se de toda Sua Glória e Majestade, e veio a esta terra como homem humilde, para que nós recebamos a Salvação. Humildade: esta palavra precisa ser a base da vida cristã.

“O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.”
Provérbios 18:12

Os homens que pensam ser especiais pelos cargos que ocupam devem ler este versículo sempre. É honrado aquele que é humilde. O soberbo é abatido. Aquele que se recusa a servir é abatido. Não importa qual seja sua profissão: juiz, médico, professor, gari, engenheiro, químico. Quem decide servir ao Senhor Jesus precisa servir.
Servir também é cumprir o mandamento que Jesus nos ensinou: o amor.

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;” 
I Coríntios 13:4-5

O amor não se ensoberbece, nem busca os seus interesses. Assim é aquele que serve. Assim devem ser os que decidem caminhar com Jesus Cristo. E nós somos Seus imitadores, não é mesmo. 
Que seu conhecimento seja para honra e glória do Senhor, e não para destruição daquele por quem Jesus morreu.

Comentários

  1. esse blog é interesate e legal e bom nota 10 essa mensagem muito bom... obrigada por posta tchaum eu gostei desse blog ...oi eu sou lola eu sou evagelica muito bom.adeus...tchaum ola sou didi amiga da lola eu tambem sou crete eu gostei desse blog...abraços...oi eu sou a laila amiga da didi,e lola eu sou crete essa mensagens muito lindas ...tchaum...ola eu sou evagelica eu sou amiga da didi,laila,lola eu sou a erica eogostei muiti desse blog ...abracos

    ResponderExcluir

Postar um comentário