Pular para o conteúdo principal

Conforme Jesus


Texto Base: “E não se conformem com este mundo, mas transformem-se pela renovação do seu entendimento, para que possam experimentar a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12.2

        Ler o livro de Apocalipse nos traz ciência de tudo o que vai acontecer no tempo futuro. Um futuro não muito distante, considerando que muitas profecias do livro estão sendo cumpridas já nos dias de hoje. É uma realidade o fato de que Jesus Cristo está voltando. E, conforme a Bíblia, Sua volta será precedida de determinados acontecimentos um tanto catastróficos. Pois é, o mundo vai de mal a pior. E não há nada que possamos fazer para mudar isso. É um fato. O mundo jaz no maligno, e a cada dia que se aproxima a volta de Cristo, as coisas pioram.

        Não podemos fazer nada, é verdade. Mas por que será que o mundo não acabou ainda? Há tantas pessoas más no mundo, tanta tragédia. Por que ainda não chegou o fim?




        A Bíblia nos diz que Jesus somente voltará quando o Evangelho for pregado a todos. Então, um dos motivos por Jesus não ter voltado ainda é o fato de nós crentes não termos ido a todos os lugares falar de Seu amor. Se não falamos do amor de Jesus, as pessoas continuam vivendo em conformidade com o mundo e as desgraças presentes e eminentes.
        O texto escolhido para ser a base dessa mensagem diz que não podemos nos conformar com o mundo, mas nos transformar pela renovação do entendimento.
        Conformar significa tomar a forma de algo, ou ainda aceitá-lo. Não podemos nem tomar a forma do mundo nem aceitá-lo. Mas em Apocalipse há tantas desgraças! E não há nada que possamos fazer para evitá-las! Sim, é verdade. Não podemos mudar o que Deus tem preparado para o mundo. Mas podemos mudar o mundo. Nós, cristãos, fazemos parte do mundo. Graças, porém, a renovação de nosso entendimento, não somos como o mundo. E essa renovação deve ser levada às pessoas. Podemos fazer com que outros desfrutem de tudo aquilo que desfrutamos: paz, mesmo em meio a guerras; vida, mesmo quando há morte; vitória no deserto; alegria em meio à dor. Quem serve a Cristo entende que independente do que aconteça nós somos mais do que vencedores por meio daquele que nos ama! Na verdade, todas as pessoas podem ser mais do que vencedoras, porque Cristo ama a todos. Seu sacrifício na cruz foi por todos. Existem, porém, alguns que nunca ouviram falar em Seu Nome. Existem aqueles que jazem no maligno juntamente com o mundo. Somos nós os responsáveis. Precisamos levar a luz de Cristo para todos. Pois, quando a luz de Cristo brilha, já não há trevas; o maligno já não tem poder. E então, acontece a renovação. E pela renovação, somos transformados. E transformados, já não temos a forma do mundo, mas a forma de Cristo.
        Se Jesus caminhasse por esta terra hoje, como Ele se sentiria sabendo que há tantas brasileiras que são levadas à força para fora do país e forçadas a serem prostitutas? São as chamadas escravas modernas. Como Jesus se sentiria sabendo que até pouco tempo Nova Iguaçu tinha o maior índice de aborto do país. Nova Iguaçu não é sequer a segunda maior cidade do Brasil, em quesito nenhum. Como poderia ter um índice de aborto tão alto? Como reagiria nosso Senhor Jesus sabendo que há tantas crianças sofrendo abusos sexuais?
        Bom, Jesus pode não estar caminhando em pessoa nesta terra, mas O Espírito Santo está presente. Nem imagino como Ele deve sofrer com tantas barbaridades. Contudo, acredito que maior sofrimento lhe causamos nós, que nos dizemos crentes, mas não fazemos nada para mudar essas situações. Parece que não nos comovemos! Será necessário acontecer com a gente para então a ficha cair? Onde está a compaixão? Onde está o amor? Onde estão os mandamentos de Jesus?
        Ao invés de nos reunirmos para discutir quem vai assumir um ou outro cargo na igreja, devemos nos reunir para traçar a melhor estratégia de evangelismo. Ao invés de discutir se um irmão pode ou não falar em línguas, ou ainda se quem não fala em línguas é ou não batizado, devemos discutir ações para salvar nossas brasileiras escravizadas! Onde está a igreja do Senhor, que não combate a pedofilia? Na verdade, a igreja nem sabe como tratar um pedófilo. Acredito que muitos irmãos não saberiam como agir se houvesse um caso como esse na família de algum membro ou dentro da igreja mesmo. Não sabemos lidar com a gravidez precoce, com o sexo fora do casamento ou com as drogas. Como lidar com os assuntos ainda mais complexos!
        Pedofilia, prostituição, sequestro, assassinato, aborto. Todos esses fatos estão descritos em Apocalipse. Filhos matando os pais, pais matando os filhos, pessoas sem amor pelo próximo, preocupadas conseguem mesmos. Não podemos mudar os fatos. Mas podemos alcançar as pessoas. É verdade que os escândalos virão, e os causadores dos escândalos serão punidos. Mas é verdade também que os profetas são responsáveis por aqueles que não ouviram a voz do Senhor. Os profetas somos nós. Chega de perder tempo dentro de quatro paredes discutindo coisas que não levam a lugar algum. Vamos discutir como levar a luz de Cristo para que as pessoas possam ser transformadas pela renovação do entendimento, e não serem conforme o mundo, mas conforme Jesus.

Comentários