Pular para o conteúdo principal

Jerusalém & Judeia & Samaria & Até Os Confins da Terra

Texto base: 


“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.“
Atos 1:8

       Até os confins - até indica o término, o final do trajeto. Não é o começo da caminhada, é o final dela.
      Não podemos começar a testemunhar o poder de Deus pelos confins da terra. Os confins são nosso objetivo, é a nossa meta. Precisamo começar por Jerusalém - nossa casa; então passar pela Judeia - nosso bairro, nossa cidade; chegar a Samaria - nosso país; e finalmente, ao confins da terra.
     Nós temos a obrigação de falar do mor de Deus. porém, não podemos deixar de falar para os nossos: nossa família, nossa casa, nossos amigos e vizinhos, colegas de trabalho. Eles são nossos primeiros campos de atuação.Do que adianta ganhar o mundo inteiro se nossos amados familiares forem para o inferno?
      A salvação deles depende de nós.Então, poderemos partir para Judeia, e Samaria, até os confins.

Os Pilares Para o Trabalho Missionário

    A Campanha de Missões Mundiais Batista 2013 apresenta quatro pilares para o sustento da obra missionária. Gostaria de citá-los aqui, não apenas como pilares para missões, mas como pilares para a vida cristã.


Pilar 1: Interceder

“E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.”
 Ezequiel 22:30

“Orai sem cessar. “
1 Tessalonicenses 5:17

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”
Efésios 6.12

       A oração do justo pode muito em seus efeitos. Então, vamos orar! Pelas igrejas, pelos missionários, pelos projetos, pelos pastores. Mas, primeiro, pelos de "Jerusalém" que ainda não conhecem a Cristo. Se cremos que a oração do justo pode muito, então vamos colocar nossa crença em prática - orando pelos nossos. As famílias precisam ser completas em Cristo Jesus.            Quem opera o poder da salvação é o Espírito Santo; é Ele quem  convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Mas nós precisamos falar.
  E para que a palavra seja bem recebida, precisamos interceder. Intercedemos, o Espírito Sano age, nós falamos, e a Palavra frutifica.
   Precisamos levar tudo a Deus em oração. Ele nos ouve! Então, não há porque deixarmos de falar com Ele.Falamos com tantas pessoas, sobre tantas coisas... buscamos tantos conselhos... ignoramos, porém, o Conselheiro, Aquele que sonda os corações. É com Ele que devemos falar! Sempre!

Pilar 2: Anunciar

“Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.“
Atos 4:20

        Começamos a praticar missões anunciando a Palavra de deus. E a grande vantagem é que não precisamos ir para longe: podemos anunciar exatamente onde nós estamos: em casa, no trabalho, na escola, na faculdade.
      Anunciar é o ponto de partida para chegar aos confins da terra. Começando em "Jerusalém", e "Judeia", e "Samaria", para chegar aos confins.
       Mas não podemos falar de qualquer jeito. è preciso LER a Palavra de Deus (sempre), PREPARAR-SE, e finalmente FALAR.
        Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. Deus é muito bom! Ele já fez muito por mim, e fez por você também. Então fale! Testemunhe do poder de Deus. Seja testemunha para as nações!

Pilar 3: Ir

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”
Marcos 16:15

       Ir pregar o Evangelho é uma ORDEM dada por Jesus. O nosso Deus não gosta de desobediência. Ele prefere que sejamos obedientes a que ofereçamos sacrifícios. Ele prefere que cumpramos Sua Lei ao invés de oferecermos sacrifícios de louvor.
      Não há como negligenciar essa ordem. No dia do Juízo Final, não vai ter desculpa. Ninguém poderá dizer que não sabia, ou ainda justificar sua desobediência. Ordem é ordem! Obedecemos nossos chefes, no trabalho. Por que não obedecer a Deus?
      Tem vergonha, medo do que os outros vão pensar? Faça sua parte. Fale. Se seu ouvinte ignorar você, é problema dele. Ele é quem vai resolver isso diante do Pai. Mas se você não falar, além dele resolver essa questão diante de Deus, você vai pagar pelo sangue dele. Não ignore a ordem de Jesus! Vá! Pregue a toda a criatura, até os confins!

Pilar 4: Ser

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
 Romanos 8:9

       O testemunho é a maior pregação que existe. Quem nasceu de novo, quem foi restaurado pelo Espírito Santo precisa viver de forma diferente. E sua vida deve ser expressão, reflexo de que o Espírito Santo lhe habita.
       Jesus descreveu sete igrejas para João, em Apocalipse. Já pensou em qual destas igrejas você se enquadra? Que igreja Deus vê em mim, em nós, quando nos contempla? Que igreja a vizinhança vê quando olha para nós? Que igreja nós vemos em nós mesmos?
       Se Cristo habita em nós, então devemos viver conforme o nosso discurso. Não pode haver discrepâncias.
      O Espírito Santo que habita em nós não fala mal do outro, não faz fofoca, não deixa de entregar o dízimo, não puxa o tapete do crente, não puxa o tapete do incrédulo, não discrimina, não assiste novelas ou programas que entristeçam a Deus. O Espírito Santo não faz nada que cause escândalo a Deus, porque Ele é Deus.
     Se o Espirito Santo habita em nós, é assim que necessitamos viver. Ele tem que estar no controle das nossas vidas, é Ele quem habita em nós.
     O Espírito Santo não vira a cara para um irmão; pede perdão mesmo que esteja certo; não é arrogante, não é orgulhoso; ama.
      O Espírito Santo habita em você? É assim que deve ser.
    É difícil; ser humano é difícil. Queremos fazer tudo do nosso jeito, no nosso tempo. Mas a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Não podemos nos esquecer disso, nunca!

Temos os quatro pilares. E agora?

“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.”
Atos 1:4-5

     O Espírito Santo foi derramado sobre nós. O poder para testemunhar, pregar, ir, vem dEle. Não é nosso poder, pois sozinhos não somos capazes de nada. O Espírito Santo é quem opera tudo em nós.
       Está fraco? Ore, e Deus renovará a unção do Espírito sobre sua vida.
      Não deixe de pedir a Deus pela renovação. Os discípulos somente saíram depois de terem recebido o Espírito Santo. Precisamos estar preparados. Nós somos fracos, somos falhos. E por isso, pedimos que Deus renove sobre nós da sua porção.
     Tudo aquilo que Deus te deu, te deu para honra e glória do Nome dEle. Sua vocação é para pregar o Evangelho; seu ministério é para pregar o Evangelho. Não desperdice o poder do Espírito Santo sobre sua vida!

    Há algo que não podemos esquecer: nada devemos fazer para nossa própria glória: udo é para glória de Deus.O nosso galardão está nos céus. Não é aqui que vamos receber nossa premiação, é no céu. Não adianta esperar pagamento dos homens, reconhecimento, ou ainda bênçãos como recompensa.Nosso galardão está nos céus!
     Esse galardão precisa estar em nossas mentes, como nosso alvo, nosso objetivo.

“Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.”
Atos 8:4

     Os discípulos, nesta passagem, foram dispersos depois que Estêvão morreu por causa do Evangelho. Eles estavam sendo perseguidos, mas NÃO DEIXARAM DE PREGAR! por onde eles iam, eles pregavam a Palavra de Deus.
Eles tinham em mente o objetivo o tempo todo. Tinham certeza da salvação, certeza do amor e poder de Deus, e certeza do que receberão na volta de Cristo.

     Eles passaram por diversas dificuldades, que nós nem imaginamos, às vezes. E com tanta liberdade esquecemos disso. Chegarão tempos em que não poderemos levantar nossas Bíblias, e confessarmos a Jesus como nosso Salvador.
       Precisamos estar prontos! Em nome de Jesus!

Comentários

  1. Muito lindo essa mensagem, eu peço para o Espírito santo que tire minha timidez minha insegurança meus medos de falar dessa tao poderosa palavra de salvação

    ResponderExcluir
  2. Muito edificante essa meditação muito obrigado Deus abençoe a vida de vcs

    ResponderExcluir
  3. Muito gratificant! Uma palavra poderosa!

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus por essa belíssima palavra,que Deus continue lhe abençoando e dando mais e mais da sua Graça.

    ResponderExcluir
  5. Pregação de excelência.🙏❤️

    ResponderExcluir
  6. Pregar em tempo e fora de tempo é missão cumprida.
    Obedecer ao mestre é o cumprimento da palavra pois o objetivo é ganhar almas.🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  7. Palavra muito rica pra nosso cotidiano como cristão.Amem

    ResponderExcluir
  8. Muito instrutiva, gostei, continue ensinando e capacitando os guerreiros de Cristo. Precisos de mais palavra de ânimo como essas

    ResponderExcluir
  9. Louvado seja Deus!! Palavra abençoadora, Deus continue te abençoando e dando graça em nome de Jesus!! Obrigada!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário