Pular para o conteúdo principal

Deus das Causas Pequenas?

Texto Base:

“Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça.” 
Lucas 21:15-18

Estamos acostumados a falar de um Deus que ressuscita os mortos, cura câncer e aids; restaura vidas, e faz o impossível. É verdade, esse é o Deus a quem servimos. Mas não podemos nos esquecer que este mesmo Deus é responsável também pelos “pequenos milagres” que permeiam nossas vidas.
Tratamos Deus como um ser distante, a quem clamamos quando não tem mais jeito para nossa causa. Ora, Deus não está distante de nós. Ele é nosso Pai. Um Pai que está presente conosco em cada segundo de nossa vida.
    Deus é o responsável por dormirmos em paz, e acordarmos bem. E enquanto estamos dormindo, Ele está nos observando, como um pai observa seu filho enquanto dorme. Deus está ali, conosco, preparando nosso dia enquanto dormirmos; preparando a resposta para o enigma que nos assolou ao logo do dia; preparando a solução para os nossos problemas.
      Deus está conosco no café da manhã em nosso caminho para o trabalho, nos guardando de ladrões, de acidentes; Deus está conosco quando chegamos ao trabalho, quando chegamos na escola. Ele está conosco quando damos “bom dia” para nossos colegas, e desejamos que todos tenham um dia abençoado por Deus. E, como o Espírito Santo habita em nós, Ele também se entristece ao nos ver fazendo algo de errado, que não Lhe agrada.
      Pensar que Deus está conosco em todo o tempo não é exatamente fácil. Afinal, Ele vê absolutamente tudo o que fazemos. Quando estamos com nossos amigos, inimigos; namorando, brincando. Não é que Deus não tenha nada mais importante para fazer; esse é uma de Suas características: Ele é Onipresente. Não há como fugir de Sua presença!

“Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?”
Salmo 139.7

      A questão é que Deus não se manifesta em todos os lugares. Podemos sentir Sua presença maravilhosamente em uma simples conversa ou brincadeira sadia; isso somente é possível porque Ele está conosco! Como é bom bater um papo com Deus! Como é bom contar para Ele sobre nosso dia, como se estivéssemos falando com um amigo, lado a lado, frente a frente.
   Mas não podemos esquecer que, por ser Onipresente (e também Onisciente), Ele sabe de todas as coisas que fazemos. Logo, precisamos observar nossos passos e nossas ações para não entristecer o Espírito Santo. E assim, desfrutar de Sua maravilhosa Presença, manifestada, em todo o tempo, em todas as situações.
Não tenha vergonha diante de Deus. Como diz o texto em Salmos, não há como fugir dEle. Deus realmente está presente em todo o tempo: na hora da oração, na hora do trabalho, na hora de comprar um blusa, na hora de fazer sexo, na hora de falar com nossos pais, na hora de dormir, na hora de brincar, de assistir televisão, de tudo! Basta fazer tudo com decência e ordem. Na dúvida, é perguntar: Deus, o Senhor se agrada do eu estou fazendo? Ele vai te responder, com certeza. Ele está com você!


Comentários