Quem Merece Ir Para o Céu?


Texto Base: Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.

Isaías 43:25

          O que poderá nos salvar? O que determina se uma pessoa deve ir para o céu ou para o inferno? 

          O ser humano costuma acreditar que suas boas obras determinam seu curso ao longo da vida. Que sendo honesto, não roubando nem matando, nem infringindo nenhuma lei ele terá uma recompensa. Tal como acredita que a vida contrária a essa o levará a uma punição.

          Este pensando é comum já que vivemos em um mundo capitalista, onde cada um depende de si para sobreviver. O governo não cumpre seu papel diante da sociedade; as pessoas precisam lutar para alcançarem seus objetivos, para estudarem, trabalharem. Elas aprendem a cuidarem de si. Logo, acreditam que são responsáveis por determinarem seus futuros.           
          Mas, independente de como seja nossa vida, Deus existe. Ele nos criou, nos permitiu estudar, trabalhar, casar. Ele também voltará para julgar a todos na terra. Então, não vai adiantar a capacidade humana, a inteligência, a esperteza, a força, o poder, o dinheiro. Não vão adiantar nenhuma  das boas obras feitas - nada garantirá a salvação. Nada, além de Jesus Cristo.

          A Bíblia nos diz que "pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9). Logo, a salvação não é algo que possa ser comprado nem mesmo com uma vida inteira de retidão, a menos que Jesus Cristo seja aceito como Senhor e Salvador. 

         Essa é uma questão que muitas pessoas discutem. Dizem ser boas, e por isso merecem ir para o céu. Ora, não existe homem que não peque (Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Romanos 3:10). Não deve o homem ser julgado pelo seu pecado? Se comete adultério, deve ser julgado; se comete homicídio, deve ser julgado; se mente deve ser julgado. E o Juiz dará a sentença. 

          Se um homem matar alguém, e depois fizer caridade, ajudar a muitas pessoas, doar todo o seu dinheiro, ele não continuará sendo culpado de homicídio? Não terá que dar contas às autoridades? Da mesma forma, os homens terão que dar contas à Deus. 

           A diferença é que a Justiça de Deus garante que os homens tenham uma oportunidade de serem salvos: Jesus.
            Deus enviou Seu Filho Jesus Cristo para pagar por todos os crimes e pecados cometidos pela humanidade. É por isso que em Jesus Cristo existe a Salvação, porque é através dEle que os pecados são perdoados.

           Aceitar a Jesus como Senhor e Salvador é a garantia para a Salvação. E, inclusive, a pessoa que O recebe como Senhor em sua vida pratica boas obras. É impossível servir a Jesus sem amar o próximo, sem dividir, sem perdoar, sem respeitar. É impossível servir a Jesus e roubar, matar ou destruir, porque para esse propósito trabalha o Diabo. Quem serve a Jesus não pode servir também ao Diabo! Mas acreditar que apenas as obras vão garantir um lugar no céu é dar espaço para o Inimigo agir, pois está negando a graça de Deus sobre as nossas vidas. Que Deus abençoe a todos nós!