Pular para o conteúdo principal

Por Que Ler a Bíblia Sempre?

Texto Base:

Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam! Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor. Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos. Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos. Então não ficaria decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos. Eu te louvarei de coração sincero quando aprender as tuas justas ordenanças. Obedecerei aos teus decretos; nunca me abandones. Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos. Com os lábios repito todas as leis que promulgaste. Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas. Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas. Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra. Trata com bondade o teu servo para que eu viva e obedeça à tua palavra. Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei. Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. A minha alma consome-se de perene desejo das tuas ordenanças. Tu repreendes os arrogantes; malditos os que se desviam dos teus mandamentos! Tira de mim a afronta e o desprezo, pois obedeço aos teus estatutos. Mesmo que os poderosos se reúnam para conspirar contra mim, ainda assim o teu servo meditará nos teus decretos. Sim, os teus testemunhos são o meu prazer; eles são os meus conselheiros.
Salmos 119:1-24

Estava meditando sobre o tema para a mensagem de hoje. Pensei em diversos temas, mas não consegui desenvolver nenhum. Pensava em um versículo, em uma passagem, até em mensagens que eu já preguei antes, mas nada. Estranhei tanta dificuldade, já que para mim sempre foi fácil falar da Palavra de Deus. E aí, o Espírito Santo me diz: você quase não tem lido a Bíblia. Eu quase não tenho lido a Bíblia! É claro que não vou conseguir desenvolver nada; não tenho lido a Palavra de Deus! Eu não esqueci o que eu já li antes; não desaprendi nada. Mas não estava pronta. Daí comecei a meditar na importância de ler a Bíblia todos os dias. Quanto mais lemos, mais aprendemos, mais nos preparamos.
E por que ler todos os dias?
Existem diversas razões para justificarem a leitura diária da Palavra de Deus.

1.    Não esquecer a Palavra
Nosso cérebro funciona da seguinte forma: ele acumula todas as informações do dia. Tudo o que vimos, o que vivenciamos, o que aprendemos. Fica tudo na memória temporária do cérebro. Mas ele não pode manter todas as informações porque tem um limite, como o hd de um computador. Quando o hd está cheio, o computador não funciona bem, e se o limite for atingido, ele nem funciona. Então você tem que decidir o que vai salvar. Nosso cérebro também decide o que vai salvar na memória permanente. Como? Quando nós dormimos, o cérebro ‘carrega’ da memória temporária para a permanente tudo aquilo que considera importante: o que causou algum tipo de impacto para você naquele dia, e o que aparece mais de uma vez - repetição. Por isso, os professores pedem para os alunos fazerem o dever de casa no mesmo dia. Haverá repetição e o cérebro vai guardar. É por isso também que muitos traumas não são esquecidos - eles causam impacto e o nosso cérebro considera importante guardar.
Quando fazemos a leitura bíblica orientados pelo Espírito Santo, que é quando Deus fala conosco, isso nos causa impacto, e aquela palavra não é esquecida.
Quando lemos diversas vezes a mesma passagem, ela não é esquecida. Não é uma simples atividade de memorização, porque a Palavra de Deus é viva, e toda vez que a declaramos, estamos declarando vida. 

2) Estar preparado para as provas
Os alunos estudam para fazer as provas. Se eles estudam, eles conseguem boas notas. Porém, muitos alunos não conseguem bons resultados em testes surpresas, mesmo que tenham estudado ou saibam a matéria. Eles ficam nervosos, sentem que não estão prontos, que não deram aquela última olhada no texto… A nossa vida é como os testes surpresas. Ninguém sabe que dia vai começar a provação, quando que vai passar pelo deserto, e por aí vai. Como vamos estar prontos para tirar boas notas nas provações da vida? Estudando a Palavra de Deus.
Na classe dos jovens, esse ano, tivemos um debate sobre homofobia. Um grupo estava a favor da homofobia à luz da Bíblia e outro grupo estava contra. O grupo  a favor da homofobia ganhou o debate, usando a Bíblia. É isso que acontece lá fora. Ninguém gosta da ideia de que comete pecado, e busca na Bíblia afirmação para seus pecados. E muitos deles são bem convincentes, de forma que até os cristãos acreditam neles. Se não conhecermos a Palavra de Deus, nós também podemos ser enganados. Há muitas doutrinas ditas cristãs que são hereges, e são aceitas dentro da igreja por falta de conhecimento. O Diabo, quando tentou Jesus, usou textos bíblicos. Mas Jesus também conhecia a Bíblia, e o refutou com textos bíblicos. O Diabo disse ‘Se é o Filho de Deus, lança-te daqui para baixo, porque está escrito que dará ordem aos seus anjos para que te segurem pelas mãos e não tropeces em pedra alguma”. Deus disse isso para Davi, em Salmos 91.11. E então Jesus diz ‘também está escrito que não tentarás ao Senhor, teu Deus”, em Deuteronômio 6.16. Precisamos conhecer a Palavra para identificar o que realmente vem de Deus, e o que é engano, porque o inimigo não se mostra como um monstro, senão todos fugiriam dele. Ele se mostra como algo belo, agradável, um anjo de luz. Quem não está atento é enganado!
Conhecendo a Palavra de Deus somos capazes de passar pelas provas da vida mais tranquilamente. As provações já são difíceis, sem a Palavra, então!  Romanos 10.17 diz que a fé vem por ouvir a Palavra de Deus, e sem fé é impossível vencer em certos momentos na vida. Uma doença, uma perda, há coisas que somente a nossa fé em Deus é capaz de nos sustentar. E para alimentar nossa fé nós precisamos investir tempo na Palavra. Nós precisamos falar a palavra para ouvi-la, por que a fé vem de ouvir; meditar na palavra e falar a palavra crendo que é verdadeira. Quando falamos a palavra, a nossa mente é renovada, e a confiança em Deus é firmada. Tudo isso a partir da leitura da Bíblia.

3) Plantar para colher
Se lemos a Bíblia diariamente, vamos colher o conhecimento da Bíblia. A Palavra estará em nosso coração, e mesmo se estivermos em dificuldade e não tivermos nenhuma Bíblia por perto, seremos capazes de enfrentar o que quer que seja. O Espírito Santo nos conduzirá com suas palavras.
A Bíblia tem cerca de oito mil promessas para o povo de Deus. Que promessas são essas? Prosperidade? Deus tem para nós muito mais que prosperidade. Precisamos plantar, a cada dia, para colhermos as promessas de Deus para nós. Lendo a Bíblia nós aprendemos o que é necessário para alcançar cada uma dessas promessas, aprendemos a viver da forma que agrada ao Senhor, a pensar nas coisas que agradam ao Senhor, aprendemos tudo para vivermos bem nessa terra, e depois com Cristo. Não existe manual melhor que a Palavra de Deus. E manual é para ser lido!
O Senhor nosso Deu se agrada muito mais da obediência do que do sacrifício. Não importa se você dança bem, canta bem, prega bem, doa seu tempo, seu dinheiro, e não obedece a Deus! É necessário observar cada uma de suas ordenanças, e cumpri-las! Mas não vale falar que você não sabe o que Deus quer, porque está na bíblia. Quando ele voltar, e perguntar porque você fez ou deixou de fazer algo; não vai valer falar que não sabia. O povo é destruído por falta de conhecimento. Há quem não tenha Bíblia para ler, como na China e em outros países asiáticos ou islâmicos por exemplo. Mas para nós não há desculpa, tem Bíblia de tudo quanto é jeito!

4) Conhecer nosso Pai
Quanto mais lemos a Bíblia, mais conhecemos nosso querido Deus. Mais aprendemos sobre sua forma de agir, suas estratégias, como ele guerreia, como protege, como ama. Lendo a Bíblia nós vemos que não faz sentido nenhum Deus nos amar tanto, mas ele ama! Um povo mal, que peca, que abandona, que irrita, mas Deus nos ama. Agora que sou mãe entendo um pouquinho mais sobre amor incondicional. E vejo como eu falho em retribuir a Deus tudo o que Ele faz por mim. Eu jamais seria capaz de pagar dez por cento do que eu devo a Ele. Mas a questão é que Ele não cobra. Ele simplesmente ama. Quando nós começamos a gostar de algo, nós procuramos nos envolver com ele todo dia: seja um namorado, uma matéria, um esporte. E quanto mais nos envolvemos, mais gostamos daquilo. Assim é também com Deus. Quando mais nos envolvemos com Ele, mais o amamos. E uma forma de nos envolvermos é lendo a sua Palavra. Chegará o dia em que estaremos juntos, e o conheceremos como Ele nos conhece hoje, por completo.

Que ler a Palavra de Deus e conhecê-la seja uma das nossas resoluções para o próximo ano, e que ao final do ano possamos contar que cumprimos essa meta em nome de Jesus.
Amém!

Comentários