Família Alicerçada em Deus

Família Alicerçada em Deus

Texto base: “e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18

            Deus criou a família. Ele é o seu melhor alicerce. A família alicerçada em Deus prevalece. “E sobre esta pedra edificarei minha família, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
            Para prevalecer é preciso estar edificado na Pedra, na Rocha, que é Jesus Cristo.
            Em uma obra, a fundação é o mais importante de tudo, para garantir a estabilidade da casa. Sua profundidade depende da quantidade de andares. Podemos usar esse exemplo na construção da família:

Profundidade em Cristo

            Para construir um andar só – solteiro: a fundação não precisa ser muito profunda, mas tem que ser bem feita. O solteiro tem a responsabilidade de orar apenas por si mesmo. É claro que muito filhos intercedem por seus pais, avós, tios, enfim. Mas a responsabilidade é diferente. Ao solteiro não cabe educar ou conduzir ninguém para os caminhos do Senhor. Ainda que ore, ensine, faça tanto por outras pessoas, sua responsabilidade é para si mesmo.
            A fundação tem que ser bem feita, para que o solteiro esteja pronto para constituir família. E uma fundação é bem feita à base de oração, leitura bíblica, jejum. O comprometimento durante a vida de solteiro pode facilitar no momento em que a fundação precisar ser reforçada.
             
            Para construir dois andares – casal: é preciso reforçar a fundação, cavar até a profundidade anterior e ir além. Agora, os cônjuges são responsáveis um pelo outro. A mulher tem o dever de orar pelo marido, e o marido pela mulher. Um precisa suprir o outro em tudo o que for necessário.
            Quando dois solteiros comprometidos com Cristo se unem, eles levam esse comprometimento para o casamento. Pois, além de um orar pelo outro, eles também oram junto, estudam a Bíblia juntos, jejuam juntos.
            Uma amiga que convidei para pregar no culto da Família, Heloísa Tchemola, em sua mensagem disse que o momento de maior intimidade do casal é quando eles oram juntos, já que na oração confessamos nossos pecados, sentimentos arrependimentos, nos despimos de tudo. Um casal que ora junto é um casal íntimo de fato, e tem uma fundação inabalável.
            Para construir três ou mais andares – filhos: além dos cônjuges cuidarem um do outro, ambos precisam cuidar dos filhos. Orar com os filhos, ensinar a Palavra de Deus, a importância de estar na igreja, porque servir a Deus. A criança ensinada no caminho de Deus não se aparta dele. A responsabilidade de ensinar a criança é dos pais, primeiramente.
            Nenhum pré-adolescente gosta de acordar cedo no domingo e ir para a igreja. Muitas congregações não têm atividades para crianças nessa idade. Mas os pais cristãos têm a obrigação de leva-los para a igreja! Os filhos não têm poder de decisão, não podem escolher se vão ou não – os pais devem decidir. Claro, é um conceito retrógrado para o mundo em que vivemos. Mas pais, a salvação dos filhos de vocês depende em parte disso – é melhor um pouco de aborrecimento agora do que muita dor e sofrimento mais tarde.  E lembrem sempre – os filhos são herança do Senhor – precisamos cuidar bem do que Deus deixou sob nossa responsabilidade!

            Independentemente da quantidade de andares, nossa fundação precisa estar sempre reforçada: quanto mais “cavamos”, quanto mais nos humilhamos diante de Deus, mais forte ficamos; mais forte fica nossa fundação, nossa casa.

           As casas, bem construídas ou não, enfrentam diversos problemas: infiltração, cupim, pestes, enchentes, vendavais, queda de árvores, deterioração do solo, violência na vizinhança e proximidades, enfim.
            As casas precisam de cuidado, de manutenção constante. E as famílias também! Amor, carinho, um agrado (é sempre bom!) perdão, reconhecimento. Não importa o quanto amemos nossa família, precisamos demonstrar, e também falar. O reconhecimento é tão importante, mas tão esquecido! Muitas famílias são abaladas porque as pessoas não deixaram de amar, apenas não demonstram. Pais que não reconhecem o esforço dos filhos, cônjuges que não reconhecem o esforço um do outro. Irmãos que não se perdoam.
            Uma família edificada corretamente na Rocha, com boa fundação e manutenção, permanece firme e resistente contra qualquer ataque inimigo. O inferno não prevalece contra ela!


“Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus". Mateus 16:19