Pular para o conteúdo principal

Empoderamento Feminino

Texto Base: A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.
Provérbios 14:1

        Estamos na era do empoderamento feminino. As mulheres nunca antes tiveram tanta voz como têm agora. Nós trabalhamos, somos empreendedoras, somos chefes, somos líderes. Nada mais justo, uma vez que as mulheres são capazes de chegar onde quiserem. Obviamente, apesar de todas as conquistas femininas, vivemos em um mundo machista. E sim, ganhamos menos e não somos reconhecidas como os homens são.
        Este post porém não é para relatar o papel da mulher no mercado de trabalho: esse tema é rotina nos jornais. O foco aqui é analisar o papel da mulher na família.
O empoderamento feminino de que tanto se fala revela alguns conceitos estranhos à Palavra de Deus. Não me leve a mal caro leitor: eu sou formada, e trabalho. Cheguei a atuar em três empresas diferentes ao mesmo tempo. Sou microempreendedora também. Sigo estudando. E acho que as mulheres, e homens podem e devem fazer o mesmo! Afinal, a Bíblia diz ‘quem não trabalha que não coma’ (2 Tessalonicenses 3:10). Então, o que seria estranho à Palavra de Deus?

1 A mulher não tem a obrigação de trabalhar fora para garantir o sustento da família. Essa obrigação foi dada a Adão, quando ele e Eva pecaram. É claro que nesse momento de crise é bom que a mulher ajude, mas não podemos julgar a mulher que decide não trabalhar fora de casa, inclusive se ela tiver filhos. Conheço muitas pessoas que se sacrificam, acordam de madrugada para pegarem o trem, trabalham até tarde. Saem, os filhos estão dormindo. Chegam, e os filhos estão dormindo. Por que essas pessoas trabalham? Com qual propósito? Elas passam tanto tempo longe dos filhos que quando estão com eles não conseguem chamar a atenção, não conseguem educá-los; dão presentes para suprir a falta que fazem. Os filhos precisam comer, sim! Mas também precisam de atenção, educação e carinho dos pais! Se você só conseguiu uma vaga de trabalho longe de casa, ore! Deus cura câncer, por que Ele não pode abrir uma porta de emprego perto da sua casa? As pessoas esquecem que Deus é Deus! Ele é grande e pode todas as coisas – todas!
De volta ao tópico – há mulheres que escolhem ficar em casa para educarem seus filhos. Existem outras que levam o trabalho para dentro de casa a fim de ficarem mais perto dos seus. Amém! Mas nossa sociedade critica essas mulheres. Por quê? Cada um sabe o que é melhor para si. Há quem valorize a profissão, há quem valorize o trabalho, e há quem valorize a família. Se vivemos o empoderamento feminino e a mulher pode fazer o que quiser, por que ela não pode ficar em casa?

Ainda que a mulher ganhe infinitamente mais que o marido (isso é possível, apesar de que muitas mulheres buscam casar-se com alguém que tenha no mínimo o mesmo grau de instrução e receba o mesmo valor ou mais) ela é submissa. Isso é muito forte, mas é a Palavra de Deus. (Deus não é machista, não é contra as mulheres. As pessoas reclamam da submissão, mas ignoram o resto do texto: enquanto as mulheres são submissas aos maridos, estes têm a obrigação de darem suas vidas por elas, e as amarem como Cristo ama a Igreja. Já pensou em morrer no lugar do seu marido? Nem precisa; mas eles têm essa missão.)
O empoderamento feminino que vivemos tira a mulher da posição de submissão e a coloca como cabeça do lar. E isso vai na contramão do que Deus criou! E o pior, na minha opinião, é que as outras mulheres na igreja apoiam essas atitudes. ‘Mas ela trabalha, então ela pode mandar o marido desempregado embora’. ‘Pobrezinha, ela estuda e trabalha a semana toda, não precisa dar atenção para a família.’ ‘Ela ganha mais do que ele, então ela pode mandar sim.’

3 A mulher pode ganhar mais, ou o homem pode ficar em casa fazendo comida e cuidando dos filhos (cada um sabe o que é melhor para si) mas os papéis não podem se inverter. Empoderamento também tem a ver com sabedoria. E a mulher sábia edifica o seu lar. Do que adianta tanto poder se a família estiver acabada? É melhor usar todo esse poder com sabedoria.

É bom refletirmos sobre nossas atitudes. Nossos filhos aprendem nos vendo, ouvindo. As pessoas são influenciadas por nós. As mulheres têm esse poder. E quanto mais parecidas com Jesus nós formos, melhores serão os nossos resultados.

Comentários